37ª ASPEN – iBesc foi à Bahia conhecer o Crescimento Logístico na Terra de Todos os Santos

Proportion

Além de realizar a 37ª ASPEN a comitiva visitou diversas empresas

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, conselheiros do Instituto Besc de Humanidades e Economia (iBesc), de vários estados do Brasil, liderados pela presidente Jussara Ribeiro, estiveram em Salvador e participaram de reuniões e visitas técnicas para conhecer os empreendimentos do estado e debater soluções para o crescimento logístico da Bahia.

Na ocasião, o iBesc também realizou a 37ª edição da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional, na sede da CODEBA – Companhia Docas do Estado da Bahia, e contou com a presença de renomados palestrantes.

A Edição Baiana da ASPEN teve como tema O Crescimento Logístico na Bahia, Terra de Todos os Santos, e gerou conteúdo de altíssimo nível que pode ser assistido aqui. O evento teve como mediador Cesar Meireles, Talentlog, e os palestrantes Alex Trevizan, Valec; Carlos Autran, Codeba; Claudio Murilo Xavier, FIEB; Demir Lourenço, Tecon Salvador; João Leão, Vice-governador e secretário de Planejamento; Marcelo da Costa, Minfra; Roberto Oliva, Intermarítima; Sérgio Faria, Terminal Portuário Cotegipe; e Sérgio Leite, BAMIN.

Nas apresentações foram mostrados diversos dados relevantes tanto nos aspectos de carência logística (rodovias, ferrovias, hidrovia do Rio São Francisco, dentre outros assuntos) como o destaque da Baía de Todos os Santos (que abrange 9 portos entre portos organizados e TUP), que perde apenas em tamanho e qualidade para a Baía de Bengala, na Índia. No geral, as palestras convergiram para a necessidade das melhorias logísticas que a região necessita para continuar crescendo e gerando riquezas e empregos para a população.

Jussara Ribeiro destacou, no encerramento do evento, a grandiosidade dos avanços conquistados pelo Estado e a necessidade de investimentos em infraestrutura para o crescimento da sua logística. Problemas relacionados à falta de integração logística no estado contrastam com o crescimento industrial da região. Diversos investimentos nas áreas da agroindústria, mineração, metalúrgica, petroquímica, celulose, entre outras, têm impulsionado a economia do estado e precisam de infraestrutura logística condizente.

A comitiva, também, visitou importantes empreendimentos da região como o TECON de Salvador, o Operador Logístico Intermarítima, a Bracell e o SENAI/CIMATEC. Todos esses empreendimentos causaram a melhor das impressões no grupo de conselheiros do iBesc, reforçando o sentimento de que é urgente a integração logística do estado.

Aproveitando a presença de vários conselheiros, o iBesc realizou no dia 15 de dezembro a última reunião de conselho do PAINEL 2021 – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, na sede da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, onde muitas decisões foram tomadas, inclusive a de se convidar a Senhora Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, para ser a Presidente de Honra da edição de 2022.

Sobre o iBesc

O Instituto tem como propósito promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias, a troca de experiências e a realização de ações para o desenvolvimento econômico e humano do brasileiro, para uma vida sustentável no Planeta.

Focado nos aspectos econômicos e humanos, o Instituto Besc reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando a integração de todas as regiões do Brasil para o bem-estar e a prosperidade de sua população.

Sigam o Instituto Besc nas redes sociais e não percam os próximos eventos:

InstagramLinkedInFacebookTwitterYoutubeSite.

Curtam a página da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional clicando aqui.

Aurélio Lamare Soares Murta

Jussara Ribeiro


Apresentações:


Fotos: