Além de realizar a 42ª ASPEN, a comitiva irá realizar uma visita técnica a um projeto de biogás em Mauá, que usa aterro sanitário para gerar energia
No dia 28 de junho, conselheiros do Instituto Besc de vários estados do Brasil, juntamente com sua presidente, Jussara Ribeiro, estarão em São Paulo para reuniões e visita técnica à Lara Central de Tratamento de Resíduos, em Mauá (SP), usina que gera 5MW de energia limpa.
A 42ª edição da ASPEN será realizada na sede da Sindipeças e Abipeças e contará com a presença de diversos participantes e instituições locais.
Esta Edição da ASPEN terá como tema: Transição Energética – Desafios e Oportunidades em direção ao Net Zero e irá gerar conteúdo de alto nível de informação que poderá ser acompanhado de forma on line.
Além da realização da 42ª ASPEN, está prevista uma visita técnica à Lara Central de Tratamento de Resíduos, em Mauá (SP). A Aggreko e a Eva Energia assinaram contrato em 2021 para instalação de duas usinas de geração de energia elétrica a partir do biogás, dos aterros sanitários localizados em Seropédica (RJ) e Mauá (SP). A planta paulista a ser visitada é capaz de gerar 5MW, o que representa 27% da capacidade total instalada da Eva Energia, empresa associada ao Grupo Urca Energia.
A Aggreko é fornecedora dos geradores para a operação das usinas em Seropédica (RJ) e Mauá (SP), onde a produção de energia limpa parte de duas fontes: resíduos orgânicos de aterro sanitário e dejetos de suínos, respectivamente.
A busca das empresas pela adoção de uma matriz energética sustentável, com redução de emissões de carbono, tem levado ao crescimento da produção de energia elétrica a partir do biogás proveniente de aterros sanitários.
Neste contexto, a 42ª edição da ASPEN contará com as apresentações de Luciano Oliveira – consultor técnico da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) – trazendo uma visão do cenário energético do Brasil e como será a matriz nos próximos anos; Rafael Gonzalez – diretor-presidente da CiBiogás – aprofundando a visão de combustíveis alternativos para geração de energia; Rodrigo Salim – Diretor de Renováveis e Baterias da Aggreko – trazendo casos práticos de soluções de armazenamento e integração de renováveis, e Luiz Mandarino – sócio e idealizador do Sai do Papel e Energy Ventures Hub – falando sobre as tendências em tecnologia, inovação e desafios atuais para a escalada das soluções inovadoras em energia. O debate será mediado por Cristiano Saito, Líder de Desenvolvimento de Negócios da Aggreko.
42ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional
A 42ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional será realizada na sede da Sindipeças e Abipeças em formato híbrido, presencial e virtual. A transmissão será feita pelo YouTube através deste link.
Contamos com sua participação em mais um webinar realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia.
Com a criação da ASPEN, em março de 2020, o Instituto Besc, que tem sob sua chancela os projetos Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes e PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, já realizou 40 edições desse webinário, com os mais diversos temas, contando com os mais expressivos, representantes dos setores público e privados brasileiros.
Assim, o Instituto Besc ofereceu sua parcela de colaboração à sociedade brasileira no enfrentamento da crise que se anunciava com a pandemia da Covid 19. Fomos os primeiros a levar ao debate as questões de mobilização, produção, logística, transporte e distribuição nos setores industriais e de serviços para a manutenção da segurança do abastecimento em todo o território brasileiro, após a decretação do lockdown, em 2020. Todo o conhecimento gerado está disponível no endereço: https://institutobesc.org/webinarios/.
Sobre o Instituto Besc
O Instituto tem como propósito promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias, a troca de experiências e a realização de ações para o desenvolvimento econômico e humano do brasileiro, para uma vida sustentável no Planeta.
Focado nos aspectos econômicos e humanos, o Instituto Besc reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando a integração de todas as regiões do Brasil para o bem-estar e a prosperidade de sua população.
Siga o Instituto Besc nas redes sociais e não perca os próximos eventos:
Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter, Youtube, Site.
Curtam a página da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional clicando aqui.

