No contexto pós-Covid-19, a segurança das cadeias logísticas tornou-se uma preocupação central. A pandemia expôs a fragilidade das cadeias de suprimentos globais, evidenciando a necessidade de maior resiliência e segurança nessas redes. A neoindustrialização associada à economia verde pode contribuir nesse sentido, ao fomentar a produção local, a diversificação de fornecedores e a adoção de práticas sustentáveis ao longo das cadeias logísticas. Isso inclui a implementação de medidas de segurança sanitária, o uso de tecnologias digitais para monitoramento e controle, e a redução da dependência de longas distâncias e do transporte aéreo, priorizando alternativas mais sustentáveis, como o transporte marítimo e ferroviário. Essas abordagens visam fortalecer a resiliência das cadeias logísticas, tornando-as mais seguras e sustentáveis no cenário pós-pandemia.
Assim, políticas públicas orientadas à neoindustrialização no Brasil, em especial associada à economia verde, podem ser um importante impulso para o desenvolvimento sustentável do país e recuperação do segundo setor. Essa nova abordagem industrial tem impulsionado setores como energias renováveis, reciclagem, transporte sustentável e construção verde. O Brasil, com seu imenso potencial em fontes de energia limpa, como solar e eólica, além de seu enorme aproveitamento hidroelétrico, tem a oportunidade de se tornar líder na produção dessas tecnologias, gerando empregos verdes e impulsionando a economia. Além disso, a adoção de práticas sustentáveis na indústria tem o potencial de atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a imagem do país como um protagonista na transição para uma economia mais verde e resiliente.
Palestrantes: Gabriel Kropsch, diretor-executivo da ABiogás, Gustavo Bonnini, diretor Institucional da Scania Latin America, Maurício Carvalho, sócio fundador e diretor-executivo do Grupo Urca Energia.
Como moderador do debate teremos o ex-ministro de Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Albuquerque.
Queira assistir ao webinário clicando aqui.
Assistir vídeo da visita técnica à Gas Verde no YouTube.
Fotos da visita técnica na Gás Verde, em Seropédica-RJ: