Abertura do X Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

Proportion
Categoria: Notícias

Palavra inicial foi da presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia, Jussara Ribeiro. Abertura feita pelo presidente de honra do F&FV, Ricardo Rodrigues de Carvalho. Participaram por vídeo o Ministro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas e Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema

A abertura do X Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, F&FV, aconteceu nesta quarta-feira, 06/10, de forma híbrida. A palavra inicial foi da presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia, Jussara Ribeiro. Ela ressaltou a importância da união de esforços para a construção de um setor mais econômico e sustentável: “Agradeço aos conselheiros, que se tornaram verdadeiros amigos, aos patrocinadores que confiaram a nós a missão de realizar o evento e a Deus que renova nossas esperanças diariamente”.

A abertura foi feita pelo presidente de honra do F&FV, Ricardo Rodrigues de Carvalho, também presidente da Companhia Brasileira de Alumínio, CBA. Carvalho parabenizou a iniciativa: “Precisamos desta agenda para o enfretamento dos desafios do setor do transporte, especialmente no que se refere ao custo, à logística reversa e à redução de carbono. A CBA está engajada neste caminho”. Carvalho destacou ainda a pauta sustentável da CBA e mostrou a projeto ESG 2030 para desenvolvimento sustentável da empresa.

Romeu Zema, Governador do Estado de Minas Gerais, enviou vídeo parabenizando a iniciativa do Instituto Besc de Humanidades e Economias pela organização do F&FV e destacou: “A eficiência energética no transporte tem sido apoiada pelo Governo de Minas Gerais” Zema destacou ainda a entrega do prêmio de Pesquisador Individual, ao Professor Dr. Aurélio Lamare Soares Murta “Mineiro de Araçuaí que recebe o Prêmio Frotas e Fretes Verdes, tão importante para o transporte. Murta é professor da graduação e do mestrado em Administração, da Universidade Federal Fluminense – UFF. Ele também é professor e coordenador do MBA em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos da UFF, membro imortal da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI e coordenador temático do Frotas e Fretes Verdes.

O agraciado recebeu a comenda das mãos de Alexandre Gazzi, conselheiro do F&FV e diretor da Randon: Agradeço ao ensino de qualidade, ao investimento à pesquisa e à ciência. Por tudo isso, consigo devolver parte do que recebi à sociedade”. A mãe de Aurélio, Fátima Murta, esteve na premiação e reforçou “É um orgulho ver o resultado de uma educação bem-feita” comentou emocionada.

Também foram apresentados vídeos com as entregas dos demais premiados que já receberam os Troféus Frotas & Fretes Verdes nas demais categorias. Confira os resultados:

– Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto – COMGÁS (troféu entregue)

– Influenciador para Mobilidade Sustentável – Ricky Ribeiro – fundador da OSCIP Associação Abaporu e do portal Mobilize Brasil (troféu entregue)

–  Presidente de Honra – Ricardo Carvalho – diretor-presidente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) (troféu entregue)

– Startup para a Logística Sustentável – iTrack Brasil (troféu entregue)

– Executivo Destaque – Ministro da Infraestrutura do Brasil – Tarcísio Gomes de Freitas (troféu entregue)

Também premiado, oMinistro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou: “O Governo Federal vem trabalhando desde 2019 para reequilibrar a matriz de transporte e trazer a ESG para o setor, especialmente nas ferrovias”  

As discussões do dia foram divididas em sessões de debates que terão continuidade nesta quinta-feira, 07/10. Nos dois dias de evento, serão 18 palestras. O eixo da análise gira em torno das principais possibilidades para tornar o transporte de cargas e passageiros mais eficaz, econômico e ambientalmente sustentável. O seminário é gratuito e presencial para inscritos e convidados, além de transmitido pelo canal do Instituto Besc no Youtube.

Estão sendo debatidos o uso da logística 4.0 (para automação e agilidade de processos por meio da inteligência artificial), o desenvolvimento de materiais e novas tecnologias para a fabricação de veículos (mais leves, com motores mais potentes, econômicos e menos poluentes), o desenvolvimento inteligente de cidades (para viabilização de trânsito facilitador do transporte regional), combustíveis alternativos (para reduzir custos e emissão de poluição) e estrutura viária (crescimento, recuperação, segurança e sinalização nas estradas para evitar acidentes, roubos e acelerar o fluxo de entregas).

O seminário F&FV é uma iniciativa do Instituto Besc de Humanidades e Economia, visa contribuir com o aprimoramento, o desenvolvimento e promoção da eficiência energética no uso de combustíveis e materiais. E, ainda, com o desenvolvimento de novos materiais, novos combustíveis e das melhores práticas, com foco no uso eficiente dos recursos e a maior economicidade das empresas no transporte de cargas e passageiros. 

Para assistir a transmissão do evento pelo YouTube, basta clicar aqui.

Fotos:


Apresentações:

Sessão 1:

Sessão 2: