Encerramento X Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

Proportion
Categoria: Notícias

Em dois dias de evento, 18 palestrantes e centenas de debatedores de todo mundo discutiram formas de economia de recursos financeiros e naturais no transporte. Para a presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro, o F&FV 2021 é parte fundamental da revolução do setor

No segundo dia, o X Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, F&FV, as discussões foram divididas em duas etapas.  A primeira sessão Materiais Avançados e Transição Energética no Transporte, foi mediada por Gustavo Bonini, diretor Institucional da Scania que conduziu quatro palestras. Uma delas, o Fórum de Energia Brasil-Estados Unidos: Utilização de Gás Natural em Veículos Pesados no Brasil, apresentada por Elena Berger, membro do U.S. Department Of Energy (D.O.E.), que falou diretamente dos Estados Unidos.  Já a segunda sessão de debates desta quinta-feira centrou- se no tema: Evolução da Propulsão de Motores para Transporte e contou com a moderação de Marcos Oliveira, CEO e presidente da Iochpe-Maxion, que esteve presencialmente em Belo Horizonte.

O seminário F&FV foi totalmente gratuito e está disponível para livre acesso no canal do Instituto Besc no Youtube. Nos dois dias de evento, foram debatidos no F&FV, em 18 palestras, o uso da logística 4.0, o desenvolvimento de materiais e novas tecnologias para a fabricação de veículos, o desenvolvimento inteligente de cidades, combustíveis alternativos e estrutura viária. No encerramento, a presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia, Jussara Ribeiro, destacou a qualidade das discussões do F&FV: “Nesta décima edição, pudemos contar com a participação dos melhores especialistas e empresários do transporte no mundo. E tudo que discutimos no F&FV/2021 é fundamental para a revolução do setor. Acredito que, de posse desse compilado de saberes do seminário, temos condição de acelerar muitas ações para reduzir o custo adicional na operação e o imenso impacto ambiental causado por estradas pouco eficazes, cidades não planejadas e combustíveis poluentes e caros. E toda esta excelência em conhecimento só foi possível porque o Instituto Besc conta com parceiros comprometidos no desenvolvimento responsável de toda cadeia de transporte no país” comenta.

Para o coordenador temático do Frotas e Fretes Verdes, professor Aurélio Lamare Soares Murta, o legado do seminário é importante para a sociedade:

 “O Frotas & Fretes Verdes traz uma importante contribuição para a busca por soluções inteligentes e tecnológicas para os problemas que envolvem a sustentabilidade ambiental do sistema de transportes no nosso país. Desde a sua primeira edição, sempre se coloca na vanguarda do conhecimento, trazendo diversas novidades que se concretizam a cada ano, o que demonstra o cuidado e profissionalismo com o qual o evento é elaborado pelos conselheiros e sua presidente, Jussara Ribeirocontextualiza Murta.

O seminário F&FV é uma iniciativa do Instituto Besc de Humanidades e Economia, visa contribuir com o aprimoramento, o desenvolvimento e promoção da eficiência energética no uso de combustíveis e materiais. Dentro da programação, o Instituto Besc também premiou empresas, personalidades e iniciativas que têm se destacado por suas ações ambientais por meio do Troféu Frotas & Fretes Verdes. O objetivo é reconhecer profissionais e empresas que, pelo seu desempenho e de seus produtos e/ou serviços, mereçam ser distinguidos pela homenagem e pelo decorrente reconhecimento público.

Os premiados do Troféu Frotas & Fretes Verdes – 2021 foram:

– Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto – COMGÁS

– Influenciador para Mobilidade Sustentável – Ricky Ribeiro – fundador da OSCIP Associação Abaporu e do portal Mobilize Brasil

–  Presidente de Honra – Ricardo Carvalho – diretor-presidente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)

– Startup para a Logística Sustentável – iTrack

– Executivo Destaque – Ministro da Infraestrutura do Brasil – Tarcísio Gomes de Freitas

– Pesquisador Individual – Professor Dr. Aurélio Lamare Soares Murta – o troféu entregue presencialmente no dia 06 de outubro.

Fotos:

Apresentações:

Sessão 3:


Sessão 4: