43ª ASPEN – Instituto Besc vai a Foz do Iguaçu discutir o Desenvolvimento da Infraestrutura Energética e de Transporte para a Região da Tríplice Fronteira

Proportion

Além de realizar a 43ª ASPEN, a comitiva deverá conhecer diversas empresas e instituições na região de Foz do Iguaçu

Entre os dias 13 e 14 de julho, conselheiros do Instituto Besc de vários estados do Brasil, juntamente com sua presidente, Jussara Ribeiro, estarão em Foz do Iguaçu para reuniões e visitas técnicas que têm por objetivo conhecer as ações voltadas ao Desenvolvimento da Infraestrutura Energética e de Transporte para a Região da Tríplice Fronteira.

A 43ª edição da ASPEN será realizada na sede da Usina de Itaipu e contará com a presença de diversos participantes e instituições locais.

Esta Edição da ASPEN terá como tema: Desenvolvimento da Infraestrutura Energética e de Transporte para a Região da Tríplice Fronteira e irá gerar conteúdo de alto nível de informação que poderá ser acompanhado de forma on line.

Além da realização da 43ª ASPEN, está prevista uma visita técnica à Itaipu Binacional.

A Tríplice Fronteira sempre foi admirada por sua importância econômica, cultural e turística, por unir três dos mais importantes países da América do Sul. Brasil, Paraguai e Argentina sempre mantiveram excelentes relações comerciais e culturais que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da região.

No entanto, devido ao seu crescimento econômico e perspectivas futuras, a região necessita de investimentos estruturantes que possam garantir uma maior integração entre estes países, de modo a garantir a sustentabilidade dos negócios e a contribuição da região para os objetivos de desenvolvimento do Mercosul.

Itaipu Binacional, por sua vez, tem enfrentado grandes desafios para a geração de energia elétrica em momentos de escassez hídrica e alavancado importantes discussões acerca das alternativas e mecanismos a serem adotados para se evitar racionamentos e apagões no país. A cada ano as temporadas de estiagem tem ficado cada vez mais longas e imprevisíveis, o que demanda a busca por soluções alternativas e desenvolvimento de tecnologias capazes de suprir a demanda nestes períodos. Sabe-se que a matriz elétrica brasileira está em expansão, mas ainda tem como base as usinas hidrelétricas, que em momentos de seca precisam manter o equilíbrio da equação: gerar mais eletricidade com menos água. Itaipu tem se mostrado bastante eficiente neste contexto, uma vez que nos últimos anos, tem passados por estiagens severas, mas mantendo a geração em patamares confiáveis. O sucesso destas iniciativas tem origem na preservação ambiental e restauração da vegetação ciliar, bem como muito planejamento e investimentos em melhorias de processos e tecnologias.  

Neste momento em que o Brasil investe maciçamente no seu sistema de transportes, com vistas a alavancar a intermodalidade no país, torna-se oportuno trazer esta discussão para os países vizinhos, de modo que os objetivos comuns de desenvolvimento possam ser viabilizados e facilitados pelos meios de escoamento de produção, ao mesmo tempo em que se estrutura de forma eficiente a malha logística da região.

Atenta a esta questão, a Itaipu Binacional, que já atua fortemente na região, promovendo desenvolvimento e melhoria da infraestrutura local, coloca-se como protagonista para a viabilização dos investimentos nas obras estruturantes necessárias ao alcance dos objetivos mencionados. Atuando como importante player da região, poderá, inclusive, reunir e canalizar esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada dos países vizinhos rumo ao desenvolvimento regional.

Assim, pode-se constatar que a Itaipu Binacional já atua nas áreas de infraestrutura e eficiência logística, que são temas amplamente discutidos no âmbito dos eventos produzidos pelo Instituto Besc em todas as suas edições. A participação da empresa na 43ª ASPEN será de grande valia no sentido trazer sua experiência acerca destes assuntos, aumentar o nível técnico das discussões sobre os temas de interesse, fornecer o apoio técnico necessário à elaboração da agenda temática do evento e aumentar o seu network, uma vez que que os conselheiros do Instituto Besc representam as mais renomadas instituições nacionais e multinacionais.

43ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional

A 43ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional será realizada na sede da Usina de Itaipu em formato híbrido, presencial e virtual. A transmissão será feita pelo YouTube através deste link.

Contamos com sua participação em mais um webinar realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia.

Com a criação da ASPEN, em março de 2020, o Instituto Besc, que tem sob sua chancela os projetos Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes e PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, já realizou 40 edições desse webinário, com os mais diversos temas, contando com os mais expressivos, representantes dos setores público e privados brasileiros.

Assim, o Instituto Besc ofereceu sua parcela de colaboração à sociedade brasileira no enfrentamento da crise que se anunciava com a pandemia da Covid 19. Fomos os primeiros a levar ao debate as questões de mobilização, produção, logística, transporte e distribuição nos setores industriais e de serviços para a manutenção da segurança do abastecimento em todo o território brasileiro, após a decretação do lockdown, em 2020. Todo o conhecimento gerado está disponível no endereço: https://institutobesc.org/webinarios/.

Sobre o Instituto Besc

O Instituto tem como propósito promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias, a troca de experiências e a realização de ações para o desenvolvimento econômico e humano do brasileiro, para uma vida sustentável no Planeta.

Focado nos aspectos econômicos e humanos, o Instituto Besc reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando a integração de todas as regiões do Brasil para o bem-estar e a prosperidade de sua população.

Sigam o Instituto Besc nas redes sociais e não perca os próximos eventos:

InstagramLinkedInFacebookTwitterYoutubeSite.

Curtam a página da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional clicando aqui.

Aurélio Lamare Soares Murta