48ª ASPEN – A Segurança Contra Ilícitos nos Ambientes Aeroportuários

Proportion

Quando falamos em Segurança na aviação, a língua portuguesa nos nega uma distinção importante, entre a segurança operacional e a segurança contra atos ilícitos. A segurança operacional são todas as atividades e os processos que as empresas que atuam com transporte aéreo mantêm para garantir que todas as viagens transcorram sem acidentes, e que todos cheguem incólumes aos seus destinos – em inglês, é conhecida como Safety. A segurança contra atos ilícitos são as estruturas, as atividades e os processos que as empresas do setor mantêm para evitar ações criminosas envolvendo o transporte aéreo, sejam sequestros, atentados, apoderamento indevido de aeronaves ou, claro, tráfico de drogas – em Inglês é conhecida como Security.

Enquanto no hemisfério norte os esforços de Security são muito enfocados na prevenção de ataques terroristas, no Sul predomina o combate ao tráfico de drogas, em particular no Brasil. Embora no país não exista o cultivo da planta de coca, como o fluxo de mercadorias e de pessoas entre Brasil e os centros consumidores é muito maior do que o dos nossos vizinhos é muito mais tentador, para os traficantes internacionais, organizar suas estruturas de transporte a partir daqui, e recentemente vimos as consequências desse crime quando duas brasileiras foram presas na Alemanha porque as etiquetas de identificação de suas malas foram trocadas no aeroporto de Guarulhos.

A ASPEN do dia 25 de abril irá debater as medidas de prevenção ao tráfico, as tendências de consumo e de uso das drogas ilícitas que impactam os aeroportos brasileiros e as precauções que as empresas do setor, os agentes públicos e os passageiros podem tomar em prol da segurança contra atos ilícitos. Não deixe de participar.

Convidados:

  • Ruy Amparo, diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas;
  • Ricardo Miguel, diretor-presidente da ABESATA – Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo;
  • Adalberto Febeliano, vice-presidente de Operações Aéreas da MODERN Logistics.