Troféu Frotas & Fretes Verdes 2023

Com o objetivo de promover, difundir e aprimorar o uso eficiente de combustíveis, o desenvolvimento e o uso de materiais e as melhores práticas, visando evitar o desperdício de recursos e aumentar a eficiência das nossas empresas no transporte de cargas e passageiros e reduzir as emissões indesejáveis no Brasil, o Instituto Besc de Humanidades e Economia criou o Troféu Frotas & Fretes Verdes, com a anuência do Conselho Técnico e Empresarial do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes.
O Troféu Frotas & Fretes Verdes premia profissionais e empresas que, pelo seu desempenho e de seus produtos e/ou serviços, mereçam ser distinguidos pela homenagem e pelo decorrente reconhecimento público.
Essa premiação é parte integrante do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, uma realização do Instituto Besc de Humanidades e Economia que, doravante, serão tratados neste documento pelos nomes: Instituto Besc, Conselho e Seminário, respectivamente.

CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO
A almejada sustentabilidade entre as atividades econômicas, a sociedade e o meio ambiente que permeia os propósitos que levaram à criação deste Troféu busca ampliar a competitividade empresarial e o atendimento às necessidades das regiões, onde atuam as empresas. Com essa visão, o Troféu Frotas & Fretes Verdes é um incentivo para que haja uma competição saudável entre aqueles que atuam em benefício dos setores de transporte do país, reconhecendo suas ações nas seguintes categorias.

Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto

Envolve processos ou serviços de transporte de cargas e/ou passageiros e uso de materiais e combustíveis que passaram a levar em conta atributos de sustentabilidade, tanto na sua própria operacionalização quanto nas políticas que os orientam e nos indicadores que avaliam seus resultados.

Também se refere a produtos ou linhas de produtos que possuem atributos de sustentabilidade incorporados, levando-se em conta o ciclo de vida do produto desde a sua concepção até o seu descarte ou reutilização.

Executivo Destaque

Concede esta comenda aos gestores públicos e/ou privados, reconhecidos pelas relevantes contribuições que dignificaram os setores produtivos e de transporte no Brasil.

Influenciador para Mobilidade Sustentável

Reconhece o trabalho de profissionais que produziram, no último ano, conteúdo relevante sobre projetos inovadores para a melhoria de processos, produtos e serviços ligados à produção industrial, com foco na eficiência e sustentabilidade do sistema de logística e transporte de cargas e passageiros, contribuindo dessa forma para ampliar a visibilidade sobre o tema.

 Pesquisador Individual

Refere-se aos cidadãos que, por meio de pesquisas e estudos científicos, desenvolveram projetos inovadores para a melhoria de produtos e serviços, de modo a viabilizar ações mais sustentáveis para os setores alvo desta premiação.

Startup para a Indústria 4.0

Reconhece os resultados alcançados por startups atuantes no setor logístico e de transportes que, comprovadamente, reduzam o impacto ambiental gerado pelas operações de seus clientes, através de soluções desenvolvidas na forma de produtos e/ou serviços, potencializando a evolução da logística sustentável.

Votação Encerrada!

Conheça os participantes de 2023

Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto

  • CBA. A sustentabilidade é o ponto de partida que orienta todas as ações da companhia. A empresa fornece a seus clientes alumínio verde com 100% de energia renovável e desenvolve peças e componentes de veículos que diminuem seu peso, permitindo economia de combustível e redução das emissões de carbono, tornando o processo logístico cada vez mais sustentável. Tem em seu mandato produzir alumínio de baixo carbono em parceria com stakeholders, influenciando toda a cadeia de valor. A Estratégia ESG 2030 da CBA é pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e conta com 10 alavancas ambientais, sociais e de governança, que resultam em 33 objetivos a serem atingidos até 2030.

 

  • Cocamar. Composta por uma frota de 415 veículos leves e 91 pesados, os veículos são compartilhados por toda a cooperativa. A empresa está comprometida com os pilares da gestão de frota sustentável e vem realizando ações estratégicas para mitigar os impactos em diferentes aspectos socioambientais. Com apoio da tecnologia de vídeo telemetria, em 2018 foi criado o projeto Vida Segura, reduzindo em 90% os comportamentos inseguros e 20% no consumo de combustível. Desde 2020, toda a frota pesada passa por avaliação do nível de emissão de poluentes, por meio do Programa Ambiental do Transporte da Confederação Nacional do Transporte (CNT). A Cocamar conta ainda com um comitê de ESG.

 

  • Copel. Com a participação de toda a equipe, a empresa conseguiu entre 2021 e 2022 a redução em 53% de diesel, 28% em pneus e 17,7% em contratos de manutenção. Existem projetos para a implantação de veículos elétricos. A Copel passa por um processo de implementação da plataforma Mobicity, que executa o gerenciamento dos aplicativos de mobilidade para o uso dos funcionários. Outra ferramenta é o BI FROTA, pelo qual é possível obter dados sobre custos dos veículos, km rodado, ociosidade e utilização, possibilitando o ranqueamento de veículos. Conseguiu-se a redução de 28% no número de veículos locados em relação à frota própria, permitindo uma redução de 29% de mão de obra, realocada no mercado de trabalho.

 

  • Cummins. A estratégia de sustentabilidade da CUMMINS chama-se PLANET 2050, com aspirações visionárias para 2050, iniciando com metas agressivas de redução de emissões de carbono, em seus produtos e suas fábricas, já para 2030.  Para isto desenvolve novos produtos e sistemas de baixa ou nenhuma emissão de carbono para regiões e clientes que já estejam preparados para adotá-las e, ao mesmo tempo, trabalha na forte redução das emissões de produtos atuais. Isto inclui o lançamento de componentes e sistemas de eletrificação veicular; células de combustível, eletrolizadores (para não apenas usar, mas também produzir H2) além de inovar com seu “motor agnóstico”, que funciona com qualquer combustível de baixo carbono e até mesmo com hidrogênio!  A Cummins está comprometida com a inovação sustentável no setor de energia e transporte.

 

  • Energisa. Empresa com significativo esforço em produtividade operacional, baseada em análise e tratamento de dados de diferentes aspectos da frota. Desde 2022, está implementando testes para lavagem ecológica dos veículos e utilização de biometano como combustível. Determinou metas de sustentabilidade até 2050, lançando compromissos ESG no grupo. No pilar ambiental, está reflorestando uma área de 3 hectares na aldeia indígena Nova Esperança, no Acre. Além disso, foram realizadas atividades de capacitação em práticas agroflorestais e em arborismo para seleção das melhores sementes. Uma iniciativa que pode ser potencializada pelo Fundo Floresta Viva, que a Energisa aderiu e sinaliza para outros projetos semelhantes no futuro.

 

  • ReiterLog. Pioneira na utilização de caminhões movidos a gás natural e biometano, a empresa possui em sua frota 127 veículos 100% GNV/biometano, 40 veículos híbridos diesel-gás e 30 veículos 100% elétricos. Oferece logística verde aos clientes que buscam sustentabilidade em suas operações, com redução comprovada de emissões de CO² e de gases de efeito estufa. Oferece alto desempenho em distribuição, armazenamento e soluções logísticas. A Reiterlog atua em todo o território nacional além da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, com responsabilidade socioambiental, buscando a otimização de recursos e a minimização de impactos.

 

  • Scania. Alinhada com as demandas de descarbonização, aumento da eficiência energética e redução da pegada de carbono nos transportes, a empresa oferece uma combinação de soluções baseadas em combustíveis alternativos. O futuro dos transportes está na diversificação, não será único, baseado somente na eletrificação. Os biocombustíveis são a melhor e, em alguns casos, a única opção disponível para reduzir as emissões de carbono, no curto prazo. A Scania oferece ao mercado uma solução baseada no gás natural, com emissão de CO2 substancialmente menor que as emissões de um motor diesel, e pode utilizar biometano, um combustível 100% renovável.

 

Executivo Destaque

  • Israel Oliveira é diretor de Operações da holding Ergolog, empresa que atua no transporte de cargas, pessoas e intralogística, com forte presença na região Nordeste. Israel e sua empresa são reconhecidos por seus motoristas agregados, pelo tratamento humanizado e tem no cuidado com as pessoas o seu maior ativo. Com o apoio de seu filho, as políticas em prol dos motoristas e operadores foram instituídas na empresa, trazendo dignidade para esses trabalhadores tão importantes na cadeia logística.

 

  • Janaína Araújo, diretora-presidente do Grupo Tora, é graduada pela UFMG. Possui especializações em Gestão de Negócios para Executivos e Finanças Empresariais pela FGV. Tendo construído sua carreira com determinação e foco, atualmente é membro do Conselho Deliberativo e vice-presidente da Abepra. Conseguiu levar o Grupo Tora para o ranking das cinco melhores empresas de transporte e logística do país. Inseriu a implantação da Tora Digital e a qualificação da Tora como primeiro Operador Ferroviário Independente, credenciado pela ANTT. Trouxe fortalecimento da marca e do posicionamento estratégico da companhia no mercado e incremento do faturamento e da margem ebitda. Janaína vem se tornando referência no mercado brasileiro e no Mercosul.

 

  • Mauro Kondo é diretor executivo e lidera o time da Pró-Frotas, primeira empresa 100% digital para gestão de frotas e abastecimento de uma grande distribuidora, a Ipiranga. À frente da equipe, Mauro potencializou o ecossistema Ipiranga, trazendo soluções inovadoras para os motoristas, gestores e empresas. Destaca-se algumas de suas iniciativas como o programa de compensação de CO2 para as frotas, cursos de direção eficiente para melhor condução e redução de consumo de combustível, automação, integrações, solução de pedágio, engajamento das grandes revendas para além do preço competitivo e programa Saúde na Estrada, maior iniciativa itinerante de saúde para os caminhoneiros do Brasil.

 

  • Pietro Mendes atuou diretamente para o desenvolvimento de programas como RenovaBio, Combustível do Futuro e Corredores Sustentáveis. É presidente do conselho de Administração da Petrobras e secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Pietro é servidor de carreira da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), ex-diretor do Departamento de Biocombustíveis e ex-secretário adjunto de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Foi Assessor do diretor-geral e superintendente adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos da ANP.

 

  • Rafael Lamastra Júnior é CEO da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), responsável por liderar o projeto Compagas +Verde, que inclui ações voltadas à sustentabilidade. Desenvolveu os Corredores Azuis para a implantação de pontos de abastecimento de gás natural e biometano para veículos pesados nas principais rotas do Paraná. Rafael expandiu a ação para outros estados, permitindo o uso de combustíveis mais limpos e eficientes nas grandes frotas. Liderou testes com ônibus 100% a gás, demonstrando a eficiência e as vantagens do uso de energia limpa no transporte público de Curitiba.

 

  • Ramon Alcaraz, CEO da JSL S.A., empresa com o maior portfólio de serviços de logística do Brasil, presente em todo o território nacional. E, ainda, na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e África do Sul. Formado em Engenharia Civil com ênfase em transportes pela FEI, com especialização em logística pela FGV. São mais de 35 anos no setor de transportes e logística. Criou umas das maiores empresas de distribuição urbana do Brasil, a Fadel. Em 2020, Ramon vendeu a Fadel para a concorrente JSL e foi convidado para ser o CEO da companhia. Hoje está à frente de inúmeras operações de fusão e aquisição de inúmeras no Brasil e no exterior. É diretor e conselheiro das entidades: FIESP, SETCESP, ABRALOG, OPTAS, FABET e CETRANSP.

 

  • Tamar Roitman, engenheira química e mestre em planejamento energético, é gerente executiva da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás). Tem sido um importante stakeholder da associação ao defender em eventos públicos, na mídia e junto a policymakers o biogás e o biometano como substitutivos de combustíveis fósseis para descarbonizar o setor de transportes e tantos outros. Tamar defende o aprimoramento do uso eficiente de combustíveis no transporte público e no transporte de cargas, plasmando-se como elo entre o setor de biogás e a sociedade civil, os governos federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis.

 

Influenciador para Mobilidade Sustentável

  • Antonio Fernando Pinheiro Pedro, secretário executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo, é indicado ao troféu por sua decisiva atuação à frente do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frotas por Alternativas Mais Limpas – COMFROTA. O programa prevê a substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por veículos movidos a biogás, biometano, hidrogênio verde e elétricos. O programa prevê ainda a definição de metas e prazos para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a melhoria ambiental das frotas individuais e total do sistema municipal.

 

  • Gabriel Kropsch, formado em Administração de Empresas pela PUC/RJ, MBA pela Coppead/UFRJ, Formação para Conselheiros em Gestão Estratégica e Governança Corporativa pela FGV e Alumni do programa Owners/Presidents Management da Harvard Business School. Desenvolve atividades na área de comércio exterior, produtos e serviços para a indústria de petróleo e gás desde 1991, em empresas como: Tramp Oil, World Fuel Services, Terrana, Aspro e Neogas. Sócio e Conselheiro da Sinergás, provedora de soluções integradas para gás natural e biometano. Diretor executivo do Comitê Nacional do GNV, Gabriel é fundador, conselheiro e diretor executivo da Associação Brasileira de Biogás. Tem mais de 10.000 seguidores no Linkedin.

 

  • Rodrigo Navarro é CEO da RN Express, empresa especializada em transporte, logística, cadeia de suprimentos e armazenamento. A RN Express será a primeira transportadora do país com o próprio posto de abastecimento a gás natural, porque Rodrigo confiou e apostou no propósito da descarbonização, adotando as soluções da Scania a gás natural e biometano. Possui mais de 6.600 seguidores no Linkedin. Nesse canal de comunicação, amplia a visibilidade do tema ao defender um caminho para uma logística mais verde, com a sustentabilidade em mente, apostando em soluções para tornar as operações mais eficientes, reduzir as emissões de carbono e mitigar o impacto ambiental.

 

  • Tarcísio Dias é engenheiro mecatrônico e radialista. Em 2000, desenvolveu o Portal Mecânica Online®, que tem cerca de 60 mil inscritos e 24 milhões de visualizações, registrando cerca de 11.000 acessos diários. O Portal produz notícias de teor técnico sobre energia limpa, meio ambiente e integração entre os meios de mobilidade. Com o Canal GNV.360, aborda diretamente as vantagens e benefícios do GNV para veículos leves e pesados. Destaque em diversas premiações nacionais como: +Admirados da Imprensa Automotiva 2023 e Os Especialistas – categoria Mobilidade, na edição 2022. Tarcísio participou ainda dos projetos relacionados à mobilidade sustentável de veículos pesados na Copergás, em Pernambuco.

 

Pesquisador Individual

  • Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, dedica sua pesquisa ao planejamento e gestão energética, bem como às políticas e economia de captura de carbono. Edmilson tem reforçado que o biogás e o biometano, integrados à agroindústria brasileira, são uma excelente oportunidade para a descarbonização da matriz de transporte nacional. Isso ficou plasmado em suas contribuições ao Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo 2050, que levou ao aumento da importância do combustível renovável na matriz de transporte do estado, em prol da eficiência energética e da redução da pegada de carbono no setor de transporte.

 

  • Gonçalo Pereira, professor titular do Instituto de Biologia/UNICAMP, engenheiro agrônomo pela UFBA, mestre em Genética pela ESALQ/USP, doutor em Genética Molecular pela Universidade de Düsseldorf, Alemanha, e pós-doutoramento no IQ/USP. Desde 1997, coordena o Laboratório de Genômica e Expressão. Sua área de expertise compreende regulação gênica, biologia sintética e de sistemas e biotecnologia, atuando em projetos de bioenergia (biomassa de alto desempenho, enzimas e micro-organismos), fitopatologia e culturas agrícolas tropicais (cana, cacau, soja, café, macaúba, entre outras). Gonçalo participou de importantes projetos de pesquisa no país, em parceria com empresas como Braskem, International Paper, ETH Bioenergia, Arborgen e Iharabrás.

 

Startup para a Indústria 4.0

  • Arado. Fundada há dois anos por cinco sócios, está presente nas principais cidades do Sudeste, com expectativa de aumentar o negócio na faixa de 10 vezes nos próximos anos. A startup se propõe a ser um canal de venda para que pequenos e médios produtores distribuam suas produções do campo nas grandes cidades, para restaurantes, hotéis e varejo. Seu objetivo é conectar produtores rurais a restaurantes e varejistas das cidades. Além dos primeiros investidores, a startup recebeu aporte financeiro da Globo Ventures e dos fundos estrangeiros Acre Venture e Syngenta Ventures, para apoiar o crescimento da empresa no país e contribuir com a sustentabilidade financeira do negócio.

 

  • DEEPESG. Desenvolveu uma plataforma integrada para quantificar impactos ESG das empresas de forma automatizada e em tempo real. A originalidade é integrar o Planejamento de Recursos Empresariais (EPR, na sigla em inglês) com os sistemas internos e externos de sua cadeia de supply chain. Integrar os sistemas de estoque, financeiros, de produção, insumos (matéria prima, energia, etc.), compras, fornecedores, etc., para calcular em tempo real, e com métodos científicos, a pegada de carbono de sua operação total, de modo 100% rastreável. Faz isso também para outras dimensões da sustentabilidade: diversidade, gestão de resíduos, uso de água, etc. Customizam dashboards e KPIs para a empresa enxergar sua sustentabilidade.

 

  • Grupo Ergo. Nasceu de uma pequena empresa de transportes na Bahia e hoje é a maior empresa para transporte de químicos com terceiros, tendo tido um crescimento de 140% em 2022. Com investimentos em pesquisa e inovação, o grupo lançou o sistema Recargo, que permite o controle e o monitoramento de frotas (sejam elas próprias ou de terceiros), contribuindo para a análise de melhores rotas, em prol de uma logística sustentável, com alta performance e redução de custos para as indústrias e os segmentos com os quais o grupo trabalha.

 

  • Infleet. É uma startup baiana com solução para gestão de frotas criada sob duas máximas:  o modo de condução do motorista está relacionado com 76% dos custos operacionais e 50% dos acidentes são provocados por imprudência do motorista. Baseado nessas premissas, a solução traz uma plataforma múltipla que permite análises automáticas e customizáveis, desde a tela de análise de autonomia veicular, históricos de abastecimento, relacionamentos de dados de abastecimento com telemetria, manutenções e suas visões de monitoramento. A empresa já foi reconhecida em outros 10 prêmios de logística e mobilidade, devido à economia em tempo e de até 25% nos combustíveis. A ferramenta promete aposentar as planilhas de Excel.

 

  • Motz. É uma transportadora digital que agiliza e simplifica a jornada logística de caminhoneiros e embarcadores, monitorando e acompanhando todo o processo de transporte de cargas. Tem como objetivo conectar as cargas de embarcadores com os motoristas autônomos, aliando a solidez, a capilaridade e a segurança no atendimento. Com cerca de 25 mil motoristas cadastrados em sua base, a startup está presente em mais de 100 pontos de expedição em todo o Brasil, com atuação nas principais cidades e corredores de transporte rodoviário do país. Foram mais de 600 mil viagens no último ano, registrando a média de 68 viagens a cada hora.

 

  • Pró-Frotas. É a solução de gestão e abastecimento da Ipiranga, a primeira distribuidora a criar uma empresa de gestão de frotas no Brasil. Atua com o propósito de reinventar o segmento de gestão de frotas, sendo a primeira solução 100% digital do país. A transação é feita no posto por aplicativo, sem papel, cartão ou equipamento embarcado no veículo. A solução possibilita a entrega de resultados aos seus clientes através de um ecossistema único da Ipiranga, contemplando diversas empresas do grupo. Seus números são expressivos e refletem o sucesso da empresa: mais de 120 mil transações mensais, 50 mil downloads do app e mais de 20 mil motoristas ativos na plataforma, 700 empresas no portfólio e faturamento de 1,8 bilhão de reais em 2022.

 

  • Trizy. É uma startup de tecnologia que conecta a logística brasileira através de sua plataforma de agendamento de carga e descarga, economizando tempo e energia. Essa simples solução conflui para o aumento da eficiência energética e a redução da pegada de carbono nos transportes de carga, evitando a queima de combustíveis em viagens ociosas. Por fim, a otimização da gestão logística gera previsibilidade nos processos de carga e descarga, reduz tempo operacional de cotação e permite fazer o tracking da viagem, no caminho mais eficiente.

Realização

Patrocínio

“O Instituto Besc de Humanidades e Economia promove conhecimento a partir de uma perspectiva de defesa dos valores condizentes à responsabilidade ambiental. A entidade preza e estimula a utilização de materiais de base renovável.”