Relatório – Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS

 PAINEL 2020 E F&FV 2020

O Brasil e o Mundo ainda passam por diversas dificuldades relacionadas à pandemia da Covid-19. Vivemos nesse início de década uma das piores crises às quais a humanidade já enfrentou. Defrontamos com situações extremamente difíceis: afastamento social, mudança completa no modo de viver que, até então, conhecíamos, perdas de muitas vidas para o vírus e grandes prejuízos para as atividades econômicas, que serviam de sustento para milhões de famílias.

Porém, mesmo com todos esses obstáculos, o Instituto Besc de Humanidades e Economia mobilizou seus parceiros e remodelou o seu estilo de trabalho. Foram necessárias diversas modificações para permitir que as reuniões e eventos pudessem ser realizados, remotamente, sem que a qualidade fosse comprometida.

Para colaborar com o país no enfrentamento da crise, criou-se imediatamente a ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional, em Tempos de Covid-19. Foram 28 edições virtuais realizadas ao longo de 2020, com a participação de dezenas de especialistas nos mais variados temas. Muito conhecimento foi gerado, contribuindo com a superação dos desafios.

Os debates técnicos deram origem e contribuíram para propagar informação de qualidade aos diferentes setores da economia, tornando-se verdadeiros seminários para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia. Esses fóruns também serviram para manter aquecidas as discussões acerca dos assuntos de interesse de outros dois projetos do Instituto Besc, fornecendo subsídios para que, ao final de 2020, pudessem ser realizados.

Nos dias 29 e 30 de outubro ocorreu de modo virtual a 9ª. edição do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes – F&FV 2020, com a participação de renomados especialistas que apresentaram técnicas, materiais, equipamentos, métodos, novos combustíveis e demais iniciativas, para o aumento da eficiência no uso de recursos energéticos e redução de impactos ambientais, por transportadores de cargas e de passageiros, visando maior economicidade e melhoria da competitividade das empresas brasileiras.

Em 17 e 18 de novembro, foi a vez da 6ª edição do Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística – PAINEL 2020 realizada, também, de modo virtual. Empresários, técnicos, executivos de governo e da iniciativa privada debateram o estado da arte da infraestrutura nacional de transporte, logística e energia, com o intuito de se conhecer novas tecnologias e iniciativas para esses setores, e aprimorar políticas público-privadas para esses segmentos econômicos.

Os seminários foram transmitidos por meio de plataformas digitais e redes sociais e contaram com a participação do público interessado em adquirir conhecimento técnico de qualidade.

Seguindo a tradição das edições anteriores, o IBESC produziu os relatórios técnicos acerca dos resultados de cada um dos seminários, contendo um apanhado das principais informações e discussões ocorridas durante a realização dos eventos. Esses relatórios são disponibilizados nas plataformas de mídia do Instituto e tem por objetivo disseminar para a sociedade, gratuitamente, conhecimento atualizado e de alto nível, produzido no âmbito dos seminários.

Prof. Dr. Aurélio Lamare Soares Murta

Jornalista Jussara Ribeiro

Clique para baixar o relatório da edição 2020 do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes

Realização

Patrocínio