Troféu Frotas & Fretes Verdes anuncia vencedores da edição 2021

Proportion
Categoria: Notícias

Realizado pelo Instituto Besc, prêmio consagra profissionais e empresas em cinco categorias de reconhecimento de boas práticas

O Instituto Besc de Humanidades e Economia apresenta os grandes ganhadores do Troféu Frotas & Fretes Verdes 2021. Os participantes concorreram em cinco categorias: Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto, Executivo Destaque, Influenciador para Mobilidade Sustentável, Pesquisador Individual e Startup para a Logística Sustentável. Os vencedores foram definidos em votação realizada no site da organização.

Novidade desta edição, a categoria Startup para a Logística Sustentável consagrou a iTrack Brasil como vencedora. A startup desenvolve um modelo de negócio baseado na mensuração de emissão de carbono, proveniente de movimentações e entregas logísticas, compensando-as com créditos certificados e reconhecidos internacionalmente.

Na categoria Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto, a vencedora foi a Comgás, que vem desenvolvendo projetos de sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos e distribuição, além de promover investimentos na rede para ampliar o fornecimento de biometano para uso no transporte.

Atual ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas foi o grande vencedor da categoria Executivo Destaque. À frente do ministério, tem liderado uma intensa agenda de investimentos e concessões públicas, fundamentais para o avanço dos diversos modais de transporte para o desenvolvimento e a integração nacional.

Ricky Ribeiro foi eleito o Influenciador para Mobilidade Sustentável no Troféu Frotas & Fretes Verdes 2021. Ele é fundador da Associação Abaporu e do portal Mobilize Brasil – Mobilidade Urbana Sustentável, o primeiro e maior portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável e referência nacional no tema.

Aurélio Lamare Soares Murta conquistou o troféu de Pesquisador Individual, pela segunda vez. A primeira foi em 2019. Murta é professor da graduação e do mestrado em Administração, da Universidade Federal Fluminense – UFF. Ele também é professor e coordenador do MBA em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos da UFF, além de pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais – IVIG/COPPE/UFRJ.

Sobre o Troféu Frotas & Fretes Verdes

O Instituto Besc criou o Troféu Frotas & Fretes Verdes com o objetivo de premiar profissionais e empresas que, pelo seu desempenho e de seus produtos e/ou serviços, mereçam ser distinguidos pela homenagem e pelo decorrente reconhecimento público. O Instituto Besc busca contribuir com a criação do Troféu para o aprimoramento, o desenvolvimento e promoção da eficiência energética no uso de combustíveis e materiais. E, ainda, com o desenvolvimento de novos materiais, novos combustíveis e das melhores práticas, visando o uso eficiente dos recursos e a maior economicidade das empresas no transporte de cargas e passageiros, evitando o desperdício de recursos, o aumento da eficiência e a redução das emissões indesejáveis no Brasil. A votação foi realizada entre 1º de julho e 15 de julho de 2021.

Sobre o Instituto Besc

O Instituto Besc de Humanidades e Economia tem por finalidade a promoção do estudo e do conhecimento de todos os núcleos do saber por meio da realização de congressos, seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento humano e da qualidade de vida sustentável no Planeta.

Focado nesses aspectos, o Instituto Besc espera contribuir com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, ainda, com as políticas de investimento público-privado que se destinam ao crescimento e inserção de todas as regiões brasileiras no universo do conhecimento, do saber e do bem-estar social. 

Com esses propósitos, o Instituto Besc reúne, em torno de seus interesses, dirigentes de empresas, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais.