36ª ASPEN – Instituto Besc vai a Santa Catarina debater a Formação dos Preços dos Combustíveis no Brasil

Proportion
Categoria: Notícias, Webinar

Além de realizar a 36ª ASPEN, a comitiva conheceu diversas empresas e instituições na região de São Francisco do Sul

Entre os dias 25 e 26 de novembro, conselheiros do Instituto Besc de vários estados do Brasil, liderados por sua presidente, Jussara Ribeiro, estiveram em Santa Catarina e participaram de várias reuniões e visitas técnicas para conhecer os empreendimentos do estado, e buscar esclarecer acerca da formação dos preços dos combustíveis no Brasil.

Além da presidente, participaram da comitiva diversos conselheiros vindos de várias partes do país.

As reuniões e visitas técnicas aconteceram na quinta-feira (25) pela manhã, na qual foi possível conhecer o Porto Itapoá e na sexta-feira (26), onde foi visitada a Praticagem São Francisco (PSF). Na quinta-feira à tarde foi realizada da 36ª edição da ASPEN (Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional), evento realizado mensalmente pelo Instituto Besc para contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil.

A Edição catarinense da ASPEN teve como tema A Formação dos Preços dos Combustíveis no Brasil, e gerou conteúdo de altíssimo nível que você pode assistir aqui. O evento teve como mediadora Fernanda Delgado, FGV Energia, professora e assessora Estratégica e os Palestrantes  Daniel Colella, CombuData, CEO e fundador; Marcelo Simas, Energy Hub, Head de Gestão do Conhecimento; Valéria Lima, Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás – IBP, diretora de Downstream e Carlo Faccio, Instituto Combustível Legal, diretor.

Jussara Ribeiro destacou, no encerramento do evento, a grandiosidade dos avanços conquistados pelo Estado de Santa Catarina na área portuária e a necessidade de investimentos em infraestrutura para que o Estado possa expandir, ainda mais, a sua economia e contribuir para o desenvolvimento do país. Destacou, também, a importância deste 36º Aspen, que debateu um tema tão importante para a economia e logística do país. Confira um pouco do que o Instituto Besc conheceu de perto durante as visitas técnicas.

Porto Itapoá

Em visita ao Porto Itapoá (25/11), a comitiva foi recebida pelo seu diretor comercial, Roberto Pandolfo e pelo gerente de relações institucionais e comunicação corporativa, Alberto Machado. Foi realizada uma reunião de apresentação institucional do Porto e visita técnica às demais áreas operacionais do terminal.

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas. De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 1,2 milhão de TEUs por ano e está rumo a fase final de sua expansão que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente.

Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores dos mais diversos segmentos empresariais. Além da sua localização estratégica, o Terminal integra a Baía da Babitonga, possuindo condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

Nascendo como um dos mais modernos terminais do mundo, o Porto Itapoá se insere no município de Itapoá como um projeto greenfield, situado longe do perímetro urbano da cidade, com ligação direta à BR 101, possui uma área de 12 milhões de m², definida pelo Plano Diretor do Município para receber empreendimentos complementares.

Praticagem São Francisco – PSF

Em visita à sede da Praticagem São Francisco (26/11) a comitiva foi recebida pelo diretor executivo da PSF, Roberto Castanho e pelo diretor técnico, Márcio Fausto, que conduziu a comitiva à visitação técnica às instalações, incluindo, o moderno Centro de Simulação Computadorizada utilizado para o treinamento e aprimoramento dos profissionais, além de diversos outros ambientes de monitoramento e planejamento operacional.  

A Praticagem São Francisco presta assessoria na movimentação de navios e outras embarcações dentro do complexo portuário de São Francisco do Sul, Terminal de Itapoá e no restante da Zona de Praticagem de São Francisco do Sul e Itapoá (ZP-18), situada no norte do estado de Santa Catarina.

A PSF, fundada há quatorze anos, conta com treze sócios, todos Práticos aprovados em exame nacional, com conhecimento profundo das correntes, ventos e profundidades da Baía da Babitonga. Contamos também com experientes colaboradores, hoje mais de vinte, atuando nas áreas administrativas e operacionais da empresa.

Através do conhecimento técnico-especializado e experiência prática, apoiada por tecnologia de ponta, a Praticagem São Francisco contribui para a proteção de vidas humanas, do patrimônio e da preservação do meio ambiente da Baía da Babitonga.

36ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional

A 36ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional foi realizada no Hotel Villa Real, em São Francisco do Sul – SC em formato híbrido, presencial e virtual.

Contamos com sua participação em mais um webinar realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia.

Estamos vivenciando um momento de grande volatilidade dos preços de combustíveis no país. Mais do que apenas provocar um aumento de custos, essa instabilidade dificulta a previsibilidade na formação de preços de fretes e atividades associadas ao transporte em geral, prejudicando toda a cadeia produtiva brasileira.

Como resolver esse problema? O que a experiência internacional nos ensina? O que deve ser observado, considerando as especificidades do Brasil? Para debater esse grande desafio, a 36ª ASPEN convida especialistas, decisores do poder público e da iniciativa privada.

Com a criação da ASPEN, em março de 2020, o Instituto Besc, que tem sob sua chancela os projetos Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes e PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, já realizou 35 edições desse webinário, com os mais diversos temas, contando com os mais expressivos, representantes dos setores público e privados brasileiros.

Assim, o Instituto Besc ofereceu sua parcela de colaboração à sociedade brasileira no enfrentamento da crise que se anunciava com a pandemia da Covid 19. Fomos os primeiros a levar ao debate as questões de mobilização, produção, logística, transporte e distribuição nos setores industriais e de serviços para a manutenção da segurança do abastecimento em todo o território brasileiro, após a decretação do lockdown, em 2020. Todo o conhecimento gerado está disponível no endereço: https://institutobesc.org/webinarios/

Sobre o Instituto Besc

O Instituto tem como propósito promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias, a troca de experiências e a realização de ações para o desenvolvimento econômico e humano do brasileiro, para uma vida sustentável no Planeta.

Focado nos aspectos econômicos e humanos, o Instituto Besc reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando a integração de todas as regiões do Brasil para o bem-estar e a prosperidade de sua população.

Sigam o Instituto Besc nas redes sociais e não perca os próximos eventos:

InstagramLinkedInFacebookTwitterYoutubeSite.

Curtam a página da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional clicando aqui.

Aurélio Lamare Soares Murta

Confira como foi o webinar:

Apresentações:

Fotos: