44ª ASPEN – Futuro do Trabalho e Profissões do Futuro: Tendências e Desafios

Proportion

A 44ª edição da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional, haverá de ser realizada na Escola Naval da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro e, nesse mesmo dia, faremos visita técnica à Escola.

Com a evolução dos meios de comunicação que percebemos nas últimas décadas, diversas profissões tiveram que se adaptar às novas realidades impostas pelo mercado de trabalho. A chamada 4ª Revolução Industrial tem acelerado estas mudanças e exigido, cada vez mais, altos níveis de especialização para os profissionais, sobre tudo em áreas ligadas à tecnologia. As profissões do futuro são tendências ou ocupações já existentes, mas que serão mais valorizadas no mercado de trabalho, pois estão alinhadas com as tecnologias e as demandas de desenvolvimento em suas áreas de atuação.

Entre as principais profissões do futuro, destacam-se a de designer de experiência do usuário, analista de Big Data, gestor de informação, cientista de dados, Data Protection Officer, analista de Machine Learning e desenvolvedor de aplicativos.

Outros segmentos também apresentam funções bastante interessantes, como os de tecnologia da educação, saúde e segurança. Isso porque a transformação digital atinge a sociedade de modo geral e, ninguém mais vai ficar de fora das práticas que essa nova configuração traz.

Se você se interessou pelo tema e quer saber mais sobre o futuro das profissões, não deixe de participar da 44ª  ASPEN – Futuro do Trabalho e Profissões do Futuro: Tendências e Desafios, que você pode acompanhar por aqui.

Como palestrantes temos:

Contra-Almirante Adriano Batista, comandante da Escola Naval;

André Luis de Jesus Fernandes, coordenador-geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação;

Marcelo Jose Hernandes de Abreu de Oliveira, gerente executivo da Venturus;

Sérgio Ricardo de Brito Gadelha, coordenador-geral de Modelos e Previsões Econômico-Fiscais da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.

O moderador do debate será o Sr. Ministro Paulo Alvim, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.