iBesc visita o VENTURUS em Campinas/SP

Proportion

No dia 14 de setembro, o Instituto Besc visitou o futuro e fez uma jornada pelo caminho da inovação na 45ª ASPEN, visitando o Instituto de Tecnologia Venturus em Campinas, São Paulo.

O foco da discussão foi o impacto que a transformação digital trouxe ao mercado e de que forma as organizações estão se estruturando para que cada vez mais participem de ecossistemas de inovação aberta constituídos por Institutos públicos e privados de Pesquisa, Empresas, Universidades, Investidores, Hubs de Aceleração e por Startups, compondo a melhor combinação para entregar soluções de alto impacto tecnológico que atendam as atuais demandas impostas pela nova economia.

Após recepção e abertura feita pelos anfitriões João Sato e Marcelo Abreu, CEO e Diretor Executivo respectivamente da VENTURUS, tivemos a excelente e esclarecedora apresentação feita pelo José Eduardo Azarite, VP e Sócio da Venture HUB, que contextualizou o tema e claramente definiu que o perfeito entendimento das necessidades de curto prazo dos negócios, aliado a um planejamento estratégico que privilegie a jornada digital em um ambiente colaborativo, com habilidade de materializar tendências aplicando para isto o atual conceito de ambidestria empresarial como ferramenta, são os fundamentos de sucesso para que possamos passar pela necessária transformação digital de nossos negócios.

Em seguida, Leonardo Redondo da CONEXO, empresa do grupo RANDON, uma de nossas associadas trouxe exemplos claros de como eles vêm colhendo frutos por estarem exatamente percorrendo este caminho e ciclo virtuoso, ilustrando os conceitos dados na primeira parte do ASPEN.

Em seguida, fizemos um trabalho em grupo onde todos os presentes guiados pelo Daniel Furtado, head de Design da Venturus e usando metodologia ágil, tiveram a oportunidade de contribuir para a visão de futuro e as temáticas a serem tratadas pelos iBesc em 2023.

Nos laboratórios do VENTURUS tivemos a chance de ver e experimentar como a inovação se materializa através de diversas tecnologias nos sendo apresentadas em oito diferentes estações de trabalho pelos pesquisadores e cientistas da VENTURUS iniciativas que utilizam Impressão 3D, Visão Computacional, Machine Learning, Realidade Virtual, IoT, 5G, Mobilidade Elétrica com gestão de frotas eletrificadas, Plataformas de Negócios entre outras como ferramentas para atender necessidades especificas e desafios colocados pelos clientes do Instituto.

Para você que não pôde assistir à 45ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional não se preocupe. Clique aqui e assista na íntegra.

Antonio Grandini

SOBRE O INSTITUTO BESC

O Instituto Besc de Humanidades e Economia, fundado em fevereiro de 2009, tem sede em Belo Horizonte, com propósito de contribuir para a estruturação de políticas de investimento público-privado para o desenvolvimento econômico e social do brasileiro, direcionadas ao crescimento da produção e à inserção de todas as regiões do Brasil no universo do conhecimento, do saber e do bem-estar social.


Apresentações:


Fotos: