Instituto Besc realiza 52ª edição da ASPEN em Vitória com visita técnica à Vale S.A.

Proportion
Categoria: Notícias, Webinar

Instituto Besc realiza 52ª edição da ASPEN em Vitória com visita técnica à Vale S.A.

O Instituto Besc de Humanidades e Economia (iBesc) visitou a mineradora Vale S.A., em Vitória, na quinta-feira (17) e realizou a 52ª edição da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional com a participação de diversas empresas, ligadas ao setor estratégico de logística, mineração e transporte.

Durante esse encontro ocorreu também uma visita técnica ao Porto de Tubarão, da Vale S.A, em Vitória. A companhia é uma das maiores mineradoras multinacionais brasileiras e é considerada a maior produtora de minério de ferro do mundo, de pelotas e de níquel. Sua estrutura logística envolve um complexo de ferrovias e portos. No início da manhã foi realizada uma apresentação institucional da empresa onde todos tiveram oportunidade de conhecer as estruturas para o transporte dos produtos, bem como as ações no campo tecnológico com foco em atividades socioambientais desenvolvido pela mineradora.  Nessa visita, teve a participação de empresas ligadas ao ramo de transporte e logística nacional, bem como representantes do BNDES e da Confederação Nacional do Transporte (CNT).  

É fundamental ressaltar que em todas as atividades da empresa é perceptível o grau constante na busca pelo desenvolvimento tecnológico, com ampla atuação nas áreas relativas aos cuidados com o meio ambiente. Dentre elas, estudos sistemáticos de fontes renováveis. Após a apresentação, os conselheiros do iBesc estiveram no Centro de Controle e Gerenciamento Náutico, onde há um sistema moderno e integrado das operações do Porto Tubarão. As operações de logística são consideradas estratégicas em todos os níveis para a empresa, tanto no aspecto administrativo, quanto comercial. De acordo com o coordenador do Centro de Controle Operacional, Leonardo Soares, todas as atividades são monitoradas com a mais alta tecnologia.  

Após as apresentações realizadas, nos níveis de organização institucional, os visitantes foram convidados a conhecer o Centro de Controle Integrado, que permite avaliar e atuar de forma remota nas operações da ferrovia até o porto. Esse centro reúne equipamentos e tecnologia de ponta, que fortalecem o controle operacional de extração até o lançamento do minério nos navios, para a exportação.

Na visita ao terminal portuário e ao pátio de estocagem, considerado um dos maiores da América Latina, os conselheiros do iBesc tiveram oportunidade de observar o carregamento em tempo real de minério de ferro. Puderam também analisar tecnicamente as estruturas operacionais necessárias no porto para o transporte e acondicionamento da commodity visando o mercado internacional.

No início da tarde, o grupo iBesc, liderado pela presidente da instituição, Jussara Ribeiro, deu prosseguimento nas atividades relacionadas à realização e transmissão da 52ª edição da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional, que teve como mediador o diretor de Relações Institucionais da FGV Transporte, Rodrigo Vilaça.

O diretor-executivo do Grão-Pará Maranhão, Paulo Salvador fez uma apresentação da empresa que coordena o Terminal Portuário de Alcântara & Estrada de Ferro do Maranhão, um exemplo de solução logística multimodal para a competitividade do Corredor Norte. “É uma estrutura portuária robusta e eficiente que irá permitir aumentar a exportação do minério brasileiro pelo Arco Norte do país. Para se ter uma ideia da dimensão portuária e logística é necessário demonstrar que este empreendimento vai trazer um significativo desenvolvimento para o país, que hoje chega a representar 20% do PIB do Estado do Maranhão”, ressaltou.

Durante a apresentação dos temas, diversos comentários e opiniões surgiam pela transmissão ao vivo pelo YouTube, que foram respondidas pelos palestrantes. Teve ainda a participação do representante da Vale, Fernando de Carvalho Neto. Em sua apresentação com tema o “Planejamento Integrado da Cadeia de Valor do Minério de Ferro”.  “É sempre um orgulho falar do nosso maior porto mais eficiente de carregamento por área de estoque disponível. Temos um planejamento de fato integrado para produção, distribuição e venda de minério de ferro. Enfim, uma cadeia de valor com soluções através de software que passam por modelos atualizados constantemente. Toda essa visão gerencial leva a fazermos nossa estratégia de planejamento, produção e de vendas. Especificamente, a de vendas fica localizada na Suíça”.  

Já o CEO da Macro Desenvolvimento, Fabrício Freitas, apresentou as atividades mais atualizadas para a execução do Porto Central, no estado do Espírito Santo. Esse projeto surge como uma alternativa operacional para o transporte e logística que vai permitir um reforço considerável no sistema portuário nacional.

“Temos consciência do desenvolvimento logístico dos projetos. Há uma série de esforços para alcançar isso. Contudo, especificamente, ficamos 10 anos para licenciar um porto, ou seja, são prazos que fazem perder oportunidades. Temos que correr e tentar fazer o mais rápido possível, para que possamos realizar um planejamento financeiro com base nos investimentos a serem feitos e com atenção na infraestrutura”.

Acompanhe o link com a transmissão.


Assistir vídeo da visita técnica no YouTube.

Algumas fotos da visita técnica: