TRAGÉDIAS CLIMÁTICAS: COMO TRATAR, PREVENIR E MITIGAR

Proportion

As grandes tragédias oriundas das mudanças climáticas em todo o mundo tem se intensificado nos últimos anos. Desde ondas de calor extremo, passando por furacões e ciclones até nevascas intensas, tem preocupado os cientistas e governos de todos os países.

Alguns países já convivem com estes eventos há muito tempo, porém, verifica-se que a frequência e intensidade dos mesmos tem aumentado com o passar do tempo, causando grandes prejuízos para a população e tornando-se um desafio para todos os envolvidos.

No Brasil, a cada ano, as tempestades com grandes volumes de chuva tem sido a preocupação da população e do poder público. As estações chuvosas tem se tornado um grande problema, sobretudo para regiões próximas a encostas e rios. Por diversas vezes, as estações com grande intensidade de chuvas vem precedidas de grandes períodos de seca e estiagem, que fazem com que o poder público e a população tornem-se mais relaxados quanto às medidas de segurança para quem reside nesses locais.

Tragédias, como aquelas ocorridas em Santa Catarina (2008), em Angra dos Reis (2010), na região serrana do Estado do Rio de Janeiro (2011), no Sul da Bahia e Norte de Minas (2021) e, mais recentemente, no litoral de São Paulo (2023), além de outras tantas, demonstram a grande força de destruição ocasionadas por estes eventos.

A fim de mitigar e reduzir os efeitos destas tragédias, várias obras de contenção e sistemas de alerta para a população tem sido desenvolvidos e implementados com intuito de preservar vidas, no entanto, muitas vezes não são suficientes para impedir as catástrofes.

A mobilização logística para atendimento às pessoas afetadas por essas tragédias, também, se mostra um desafio para as autoridades e voluntários, uma vez que o difícil acesso do pessoal de resgate e maquinário muitas vezes não consegue prestar o atendimento em tempo hábil.

Todos esses temas bem como seus desafios são de grande importância para a compreensão dos efeitos nocivos das mudanças climáticas que o nosso planeta vem sofrendo nas últimas décadas. O detalhamento das suas consequências e as propostas de soluções serão tratadas na 47ª edição da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional, que ocorrerá em Caxias do Sul (RS) no próximo dia 09 de março de 2023.

O evento irá contar com diversos especialistas nestas áreas que trarão um debate de alto nível com apresentação de propostas e soluções para a mitigação desses impactos ocasionados por estes eventos extremos.

A ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional, trata-se de um webinar transmitido pelo Youtube mensalmente em colaboração à sociedade brasileira no enfrentamento da crise que estamos vivendo. Os temas abordados quase sempre voltados para logística, produção, mobilização e transporte foram tratados pelos mais importantes técnicos e especialistas brasileiros no âmbito do Governo Federal e da iniciativa privada, reunindo esforços para o entendimento e a colaboração no enfrentamento das nossas maiores mazelas, no que diz respeito à infraestrutura de transporte e energia.

Data: 9 de março de 2023

Horário: 16h30 às 18h30

Local: Fábrica da Randon Implementos em Caxias do Sul – RS

Para assistir a transmissão da ASPEN pelo o YouTube clique aqui.

Aurélio Lamare Soares Murta